Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro

 Dia Nacional da Consciência Negra X Abolição da Escravatura 


Se 13 de maio é comemorado a abolição da escravatura, por que 20 de novembro se tornou a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil?

A argumentação para esse fato é que a data representaria uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea - Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.

Por tanto, o dia 20 de novembro se tornou o Dia Nacional da Consciência Negra por ser fruto da reivindicação de valorização de um símbolo histórico nacional - Zumbi dos Palmares. Em 1970 começou essa reivindicação, quando o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em congresso realizado em 1978, elegeu a figura de Zumbi como símbolo da luta e resistência dos negros no Brasil.

Instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, o Dia da Consciência Negra remete ao dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto, em 1695, aos 40 anos de idade. O Quilombo de Palmares situava-se na Serra da Barriga, antiga Capitania de Pernambuco. Hoje a Serra pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.

O Quilombo foi formado por volta de 1597 por escravos fugitivos das lavouras de cana-de-açúcar da região. A destruição do quilombo foi efetuada por um grupo de bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, também responsável pela morte de Zumbi.

Não precisamos lembrar que nós negros, continuamos lutando ainda todos os dias por um lugar ao sol. As lutas e dificuldades, mazelas, são outras, mas a desigualdade continua em nosso país. Será que as pessoas entendem que existe sim desigualdade e discriminação, racismo, etc., em nosso país? Talvez fingem que não.


Abaixo deixo um e-book gratuito, como cortesia do blog. É só clicar e baixar.

E-BOOK GRÁTIS










APOIE NOSSO PROJETO SOCIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE